Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Toque de Salto, samba de raiz só de mulheres

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

“Na verdade, eu quis resgatar uma coisa que a gente já havia feito há muitos anos atrás. Década de 80, a gente fez um grupo de feminino de samba aqui em Brasília chamado “Cá entre nós”. Com pandeiro, surdo, vocal, percussão, violão e cavaquinho, a gente queria mais o quê? O Toque, desde o início, era resgatar o samba mais tradicional, o samba de raiz. Tem uma música que a gente toca que ela fez para Elton Medeiros.

O samba foi um pouquinho deturpado. Nada contra pagode, mas é porque fugiu daquele desenho que existia no samba. Poesia mesmo. Você vê uma música de Cartola, um cara que não teve formação musical, mas que é um autodidata com relação à música. Então essas coisas a gente têm que ir atrás e mostrar para essa juventude, que vale a pena, a gente tem coisa boa. Vamos pegar o que é nosso. Eu já vi várias vezes as mulheres falarem “Ah, um grupo só de brancas? Não tem negros? Não tem homens? Como é que vai ser vocês tocando samba sem homens e sem negros? ”. Eu disse: o resultado vai ser bem melhor do que você tá esperando. E a mulherada caiu no samba.”

Março de 2002