Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Um pouco da história da ‘Esgrima’, esporte olímpico desde 1896

profile

Memórias do Brasil

Descrição:

Evandro, instrutor de esgrima: Nós somos a equipe de esgrima de Brasília. A esgrima é um esporte extremamente seguro. Todo material da esgrima recebe um selo de garantia da Federação Internacional. A roupa é feita de kevlar, do material do colete a prova de bala. Suporta um tiro de pistola calibre 22. A máscara é toda de aço trançado, suporta um tiro de calibre 38.

A equipe de esgrima de Brasília é uma das mais novas do Brasil e nós competimos contra estados e contra salas d’armas que tem mais de 100 anos de história. Nos nossos últimos 2 anos e meio, 3 anos, nós sempre trazemos títulos para a cidade.

A esgrima surgiu desde que o mundo é mundo, desde que o homem está na terra. A partir do primeiro momento que nosso ancestral pegou um pedaço de madeira e usou uma arma branca pra se defender, ele criou uma esgrima.

A esgrima nada mais é que utilizar-se de armas brancas para ataque e defesa. Durante a maior parte da sua existência, a esgrima foi meramente bélica. A partir de 1788, com a invenção da máscara, ela pôde ser usada também como esporte praticada com um pouco mais de segurança. E ela está nos jogos olímpicos desde 1896. Nós temos mais de 100 anos de esgrima olímpica. No final da 1ª guerra mundial inventaram a metralhadora e a esgrima virou esporte.

Março de 2003